10 dicas de organização pré-viagem

A organização pré-viagem é uma parte essencial do planejamento antes de conhecer um novo lugar. Mas programar passeios, hospedagem e transporte no destino não deve ser a única preocupação nesse planejamento! É importante direcionar a organização para a sua casa também, afinal de contas é para ela que você vai voltar quando a viagem chegar ao fim, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos uma lista de coisas que você deve tentar deixar em ordem antes de partir.

1. Arrume a casa

Em meio à ansiedade para viajar e chegar naquele lugar incrível que você sonhou durante tanto tempo, a última coisa que você quer antes de embarcar é arrumar a casa. Mas analise por outra perspectiva: quando você chegar, não vai ser uma maravilha encontrar sua casa limpinha e a cama arrumada?

2. Não deixe louça suja na pia

Vamos combinar que isso você não deve deixar nem para o dia seguinte, imagina para uma viagem longa! Entrar em casa depois de passar 15 dias fora e encontrar a pia cheia de louça vai causar ânsia de vômito na família toda. Sério, sua mão não vai cair se você deixar a louça limpinha antes de cair no mundo.

3. Tire os equipamentos da tomada

Se não der para desligar completamente a caixa de luz, principalmente para quem tem equipamentos automatizados que ligam e desligam conforme programados, o ideal é tirar TV, ventilador, ar-condicionado e computador da tomada. Cuidado para não desligar a geladeira ou a chave da cozinha – você não vai querer encontrar tudo estragado quanto voltar para casa!

4. Consuma ou doe os alimentos perecíveis

Nada de guardar as sobras do feijão e arroz do último almoço antes da viagem, porque mesmo que seja uma saída de poucos dias, a probabilidade de encontrar o alimento estragado ou mofado é grande. Se estiver com muitos alimentos perecíveis na geladeira ou frutas, tente consumi-los antes de viajar ou doe para quem necessita.

5. Abuse dos serviços de delivery na volta

Tão ruim quanto chegar em casa e encontrar comida estragada é chegar com fome e não ter absolutamente nada para comer. Uma alternativa é ter alimentos não perecíveis em casa, como bolachas, biscoitos ou produtos congelados. Mais prático do que isso é pedir um lanche através dos serviços de delivery e não ter que se preocupar em preparar nada. Se seu voo de volta chegar de madrugada, tente comprar algo nas lojas de conveniência do aeroporto.

6. Compre produtos de limpeza para as roupas

Pode parecer estranho a princípio, mas só quem chega em casa depois de semanas viajando sabe a quantidade de roupa suja que traz na mala. Pior do que isso é ter que sair para comprar sabão em pó porque descobriu que em casa não tem. Um pacote de sabão em pó e um amaciante comprados com antecedência resolvem esse dilema.

7. Faça uma lista de coisas a fazer para quando voltar

É pouco provável que durante a viagem você venha a lembrar que em casa está faltando detergente, que o uniforme do colégio do seu filho está pequeno ou que deixou os ternos de trabalho do seu marido na lavagem a seco. Faça uma lista de compras e anote tudo o que precisa resolver para quando voltar, assim seu retorno e sua readaptação à rotina vão ser mais tranquilos.

8. Feche portas e janelas

Chega a dar calafrios o pensamento de que a janela do seu quarto ficou aberta e caiu um temporal na cidade. Confira se todas as portas e janelas estão fechadas e travadas. Além de prevenir a entrada de água e muita poeira, trancar tudo vai deixar sua casa muito mais segura.

9. Deixe as chaves reservas com um parente ou vizinho

Dependendo da quantidade de dias que você for passar fora, é prudente deixar uma chave reserva com alguém da família ou um vizinho de confiança. Qualquer emergência ou necessidade enquanto você está a quilômetros de distância, vai ter alguém com quem contar. Se morar em apartamento, deixe seus dados de contato na portaria ou com o síndico para que o condomínio tenha como entrar em contato com você.

10. Programe suas contas

Não conte com o WiFi do aeroporto ou do hotel, muito menos com a sua memória para ter que lembrar das contas a pagar no meio das férias. Organize com antecedência todos os seus pagamentos e o que não puder pagar antes de viajar, deixe agendado no aplicativo do banco.

E você, tem alguma dica importante para colocar nessa lista?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *