Viagens curtas de verão: o que levar na mala

Fazer as malas e partir mundo afora é sempre maravilhoso, não importa se são viagens curtas de verão o ou longas trips. Só o pensamento de curtir belas praias, cachoeiras, lagoas e piscinas de resorts incríveis já faz com que a expectativa aumente, assim como a sensação gostosa de ter o vento do verão batendo no rosto – e de preferência com uma água de coco, ou bom drink ou uma cerveja gelada para acompanhar.

Tão importante como todo o planejamento da viagem – passagens aéreas, hospedagem, passeios – é a organização da mala. Mesmo em viagens curtas, algumas pessoas acham que precisam levar a casa na bagagem por pensarem que podem precisar de tal coisa no destino. A regra número 1: se você não usa em casa, também não vai usar durante a viagem.

Para ajudá-lo nessa empreitada que é a arrumação da mala, temos algumas dicas que podem servir. E atenção: não esqueça o protetor solar!

viagens curtas de verão

Adequando as peças ao tipo de viagem

Perto ou longe? Praias ou cachoeiras? Baladas ou descanso? Quantos dias? É importante analisar cada detalhe da programação da sua viagem para saber exatamente o que levar.

A cidade é cheia de programações culturais noturnas? Você não precisa levar uma roupa super chique e arrumada, mas a ocasião pede peças além do biquíni ou sunga, como um vestido curto (de preferência que não amasse) ou short e camiseta (para os homens, bermuda e camiseta).

Viagens curtas, porém para destinos distantes, têm a grande desvantagem de fazer o passageiro perder praticamente o dia todo entre aviões e aeroportos. Se você está indo do Sul para o Nordeste, por exemplo, pense em todo o tempo de carro entre sua casa e o aeroporto, o tempo de voo, tempo de conexão, mais um voo, a chegada ao destino e o traslado até o hotel. Provavelmente você já perdeu o dia inteiro aí – ou pelo menos umas oito horas. Se houver a possibilidade de viajar durante a madrugada e já acordar no destino, aproveite!

Lembrando que os aeroportos e aviões costumam ser frios, mesmo em lugares quentes ou em pleno verão, portanto é imprescindível viajar com uma roupa confortável, porém aquecida. O combo jeans, camiseta e cardigã é uma aposta certeira, e você pode usar o mesmo look na volta.

Arrumando a mala
  • Os sapatos ficam no fundo da mala, exceto o que você vai usar para viajar. Coloque cada par em um saquinho, e não leve mais que dois pares para viagens curtas, incluindo o que você estará usando no voo. Não esqueça a chinela.
  • Por cima dos sapatos, coloque calças e camisetas. Blusas e vestidos com possibilidade de amassar com mais facilidade devem ficar no topo. Para otimizar ainda mais o espaço, faça rolinhos com as camisetas.
  • Coloque acessórios e roupas íntimas nas brechas entre as roupas ou nos bolsos da sua mochila. Se tiver uma necessaire com divisórias, melhor ainda.
  • Maquiagens e produtos de higiene coloque também em um necessaire e as peças íntimas podem ficar na mala;

De acordo com as novas regras das malas despachadas da companhia aérea, é absolutamente possível (e recomendável) que para viagens curtas você leve apenas uma mala de mão. A regra é que a mala tenha as dimensões máximas de  55 x 35 x 25 e pese até 10 kg.

viagens curtas de verão

O que você não pode deixar de levar

Camisetas e shorts 

Calcule o número de dias e leve duas camisetas para cada dia e um short para cada um ou dois dias. Até mesmo no verão, as noites costumam ter um vento mais fresco e frio, aproveite o cardigã que você usou no avião para se proteger da brisa. Coloque as roupas íntimas em uma necessaire de tecido ou nas brechas entre as roupas.

Roupa de praia

Biquínis, maiôs e sungas não ocupam tanto espaço na mala, mas não há necessidade de levar um para cada dia. O cálculo de um para dois dias também é válido para essas peças, pois enquanto um estiver secando do dia anterior na praia, você usa o outro. Não esqueça a saída de banho e o chapéu.

Higiene pessoal, remédios e acessórios

Itens de higiene pessoal, filtro solar, repelente, maquiagem, remédios e acessório podem ser colocados dentro de uma necessaire. Se tiver divisórias, separe por tipo de produtos: protetor e repelente em um compartimento; xampu, condicionador e hidratante em outro; etc. Se precisar, leve mais de uma necessaire para organizar seus pertences, levando sempre a divisão por tipo de produto em consideração. Caso precise tomar algum remédio durante o trajeto, leve-o junto com a receita (se necessário) na bagagem de mão. E lembre-se que para bagagens de mão, os produtos líquidos precisam estar em embalagens de no máximo 100 ml.

Extras

Câmera fotográfica, carregador de celular e adaptadores não podem ficar de fora nem em viagens curtas. Para não deixá-los soltos na mala, coloque esses objetos na mochila ou organize um saquinho extra de tecido para organizá-los em um só lugar. Caso esteja pensando em despachar a bagagem, o ideal é que a câmera seja levada na mochila de mão.

Coloque identificação em todas as suas malas, até mesmo as de mão. E aproveite bastante sua trip 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *