Dicas para viagens curtas

Você não precisa esperar suas férias de 30 dias uma vez por ano para viajar. Ao longo do ano, várias datas comemorativas caem em dias estratágicos (como sexta ou segunda, fora os imprensados da quinta ou terça), o que permite uma viagem mais reduzida, porém bastante proveitosa. E já que o tempo é precioso e você não vai querer perder nem um minuto da aventura, veja neste post algumas dicas para viagens curtas.

1. Faça uma lista de todos os feriados do ano

Não espere o dia 1º de janeiro para fazer isso, comece assim que terminar de ler este post! Liste os feriados que você poderá aproveitar melhor considerando a distância da sua cidade, o clima no destino e o tempo de viagem. Dica: confira também os feriados municipais ou estaduais. Vai ser feriado para você, mas no destino escolhido, se for em outro estado, será um dia normal, e provavelmente os preços das passagens e da hospedagem estarão estáveis ou até mais baixos.

2. Escolha o destino

Evite os destinos internacionais para as viagens curtas, pois o tempo perdido em um voo longo pode comprometer todo o passeio, especialmente com a possibilidade de atrasos. Se você só tem quatro dias, em vez de sair do Rio de Janeiro para esquiar no Colorado, que tal uma viagem para uma cidade em um estado vizinho ou outro lugar com um tempo razoável de voo no Brasil? Se não quiser abrir mão de um destino internacional, escolha destinos que ofereçam voos diretos partindo da sua cidade. Uma vez escolhido o destino, busque as passagens. Caso defina com bastante antecedência, aguarde uma promoção das companhias aéreas para conseguir os melhores preços.

Dicas para viagens curtas
Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos mais procurados no Brasil por fazer sol quase o ano todo.
3. Faça uma mala compacta

A tentação de levar o guarda-roupa inteiro pode ser grande, mas a menos que você seja um influencer de moda querendo fazer várias fotos diferentes de look do dia, reflita sobre o que realmente vai usar e tente ser prático. Lugares frios exigem um pouco mais de espaço devido ao tamanho e peso das peças, mas você não precisa usar um casaco diferente a cada dia, certo?

Para o frio:

  • Coloque as peças mais pesadas no fundo da mala, mas não esqueça de levar um casaco na bolsa de mão para usar no avião ou ao posar no destino;
  • Para lugares com temperaturas abaixo de 10ºC, leve peças térmicas. Para uma viagem de quatro dias, 2 calças e 2 blusas térmicas são suficientes;
  • Escolha um casaco de cor neutra e leve apenas ele;
  • Para variar o visual, aposte em cachecóis, gorros e demais acessórios diferentes.

Para o calor:

  • Roupas de banho. Não pode esquecer!
  • Aposte em peças leves, de preferência de algodão, para não ocupar muito espaço na mala e nem amassar;
  • Com a possibilidade de transpirar muito (e não ter tempo de lavar), faça uma estimativa de uso de duas camisetas por dia;
  • Leve uma calça jeans para usar na ida e na volta no avião e para usar à noite, caso precise.

Dicas para viagens curtas

4. Faça uma bagagem de mão prática

Não esqueça das regras do que pode e não pode levar na bagagem de mão. Considerando as regras, leve também uma muda extra de roupa, itens de higiene pessoal, aparelhos eletrônicos (e seus devidos cabos e carregadores), snacks e seus documentos. Para organizar melhor e não ter problema na hora de encontrá-los, deixe um bolso reservado apenas para os cabos e carregadores. Se para a viagem curta você conseguir levar tudo na bagagem de mão, melhor ainda!

One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *